Dentre muitas coisas que 2015 trouxe para a ciência, as fotos de planetas nos encheram os olhos. E as imagens do nosso planeta foram radiantes.  A Nasa foi responsável por muitos desses cliques e essa lista reúne 15 imagens incríveis. O ranking foi feito pela equipe de Observações Johnson Space Center, da Nasa.

  1. Lago Chade, Saara.

foto 1

 

A imagem mostra a típica paisagem do Saara, uma visão árida com uma floresta molhada escura. Os pântanos escuros do Lago Chade se destacam em primeiro plano. Este lago mede 200 quilômetros de comprimento e é um remanescente de outro lago enorme que um dia ocupou a região.

  1. Vulcões no Havaí

foto 2

A imagem mostra o Vulcão Kilauea (à esquerda) e longas espirais de gases vulcânicos flutuando próximo ao vulcão. A imagem também mostra um gás que é a combinação de névoa e poluição atmosférica conhecida como “haze vog gás”.

  1. Sierra Nevada de Santa Marta, Colômbia

foto 3

Picos, muitos picos montanhosos da Colômbia lar de montanhas incríveis. O maior deles, nomeado Cristóvão Colombo, mede 5700 metros. Encontra-se a apenas dez graus ao norte do Equador.

  1. Escandinávia na noite

foto 13

Uma visão linda da Escandinávia um pouco antes da meia noite durante uma lua cheia. A imagem destaca uma aurora verde para o norte, a escuridão que reina no mar Báltico, nuvens e a neve na Noruega.

  1. Água marrom, Argentina

foto 5

A imagem mostra pântanos verdes do Rio Paraná na costa atlântica da Argentina.  O Rio Paraná é o segundo maior rio do mundo só perdendo para o Rio Amazonas, no Brasil. Ele derrama água barrenta estuário conhecido como River Plate.

  1. Rios e neve do Himalaia, China e Índia

foto 6

A cordilheira do Himalaia fica próximo a fronteira entre a China e a Índia. Durante milhões de anos, a água corroeu as rochas das montanhas que aparecem na imagem. A neve ajuda a decorar a paisagem cheia de montanhas marcadas por caminhos de água.

  1. Laguna Colorada, Bolívia

foto 7

Por conta da falta de neblina atmosférica em altitude, o lago fica a 4200 metros acima do nível do mar. A cor marrom-avermelhada forte é devido as algas que se desenvolvem em sua água salgada. conforme a salinidade e temperatura da água vão mudando, as algas vão passando por diferentes fases que apresentam cores variadas.

  1. Adele Island, Austrália

foto 8

Esta pequena ilha fica na costa norte da Austrália. A área mais moderna é a área central escura da imagem, composta de uma série de cristais de areia de praia construídos por areia de restinga durante as tempestades.

  1. Salt Ponds, Austrália ocidental

foto 9

As lagoas angulares contrastam com o branco da indústria de extração de sal. A água vermelha é formada a partir de chuvas e corrosão das rochas do local e não se mistura com a água mais escura próxima da costa.

  1. Shaping Cape Cod, Massachusetts

foto 10

Em termos geológicos, Cap Cod é bastante jovem. Nasceu cerca de 200.000 anos depois das primeiras geleiras quando estas estavam em sua máxima extensão. Cap Cod tem água em ambos os lados que consiste em depósitos fluviais associadas com duas grandes geleiras que se estendem até próximo do Canadá.

  1. O porto de Sfax, Tunísia

foto 11

O porto de Sfax abriga a maior frota de pesca da Tunísia. As lagoas de sal brilhantemente coloridas ao sul da cidade contrastam com as obras de terra circulares que fazem parte do projeto de reconstrução do porto.

  1. Inundações na planícies do rio Mekong, Tailândia e Laos

foto 12

Ventos que atingem o rio do sudeste da Ásia empurram a água como um canal vermelho-marrom resultando em monções pesadas de chuvas que afetaram as populações do Vietnã. Esse evento causou inundações que foram captadas em imagens pela equipe da Estação Espacial Internacional.

  1. Sprites Vermelhas, México

foto 13

Sprites (pontos vermelhos na imagem) são grandes descargas elétricas, mas não são relâmpagos no sentido mais prático. Este fenômeno é feito de plasma fria, ao contrário dos relâmpagos que são extremamente quentes. Sprites vermelhos são mais como a descarga de uma lâmpada fluorescente.

  1. Aquicultura, China

foto 14

As bacias de criação de peixes foram construídas a partir da costa arborizada mostradas na imagem em tons escuros. As ‘fazendas de peixes’ são construídas em muitos pontos ao longo do litoral da província, mas este grupo de bacias em especial está de frente para o Mar Amarelo e é o maior da região.

  1. Índia e Paquistão a noite

foto 15

Panorama noturno através do vale do rio Indus do Paquistão. Essa imagem mostra um dos poucos lugares da Terra onde uma fronteira internacional pode ser vista à noite. A fronteira entre o Paquistão e a Índia é iluminada por luzes de segurança com um tom alaranjado.

Fonte: Nasa