Carl Sagan foi um dos maiores divulgadores científicos que tivemos em nossa sociedade. Ele foi professor de Astronomia e Ciências Espaciais e Diretor do Laboratório de Estudos Planetários na Universidade de Cornell.

Ele desempenhou um papel de liderança no programa espacial americano desde a sua criação. Foi consultor e conselheiro da NASA desde a década de 1950, auxiliou os astronautas da missão Apollo runo à Lua, e participou da construção das sondas Mariner, Viking, Voyager e Galileo que tiveram o objetivo de explorar o nosso universo.

Ele também ajudou a resolver os mistérios das altas temperaturas de Vênus (Resposta: enorme efeito estufa), as mudanças sazonais em Marte (Resposta: poeira trazida pelo vento), e a neblina avermelhada de Titã (Resposta: moléculas orgânicas complexas).

Carl-Sagan

Porém, seu maior trabalho na divulgação científica foi a série Cosmos, no qual foi produzida nos anos 80 e instigou milhões de jovens para a Ciência (e o projeto Ciência e Astronomia só existe por conta de eu ter assistido a série xD). A série teve um remake em 2013 feito pelo astrofísico Neil DeGrasse Tyson, no qual atualizou as informações.

Cosmos foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.

CosmosTC

Filmado ao longo de três anos, em quarenta locais de doze países, o programa Cosmos abriu a janela do Universo a mais de 500 milhões de pessoas. O segredo desta série de treze horas foi o talento de comunicador de Sagan, capaz de desmitificar o que até então fora informação científica inacessível. A versão escrita deste programa continua a ser o livro de divulgação científica mais vendido da história.

Infelizmente, é um pouco difícil encontrar todos os episódios na internet, por conta dos direitos autorais, entretanto foi postado no Vimeo todos os episódios da série, no qual você pode assistir no link, clicando aqui.