Aquela foto perfeita na hora certa: imagem liberada pela Nasa hoje (05) mostra Pandora e Titã em uma sintonia perfeita. Parece que Pandora está pairando sobre Titã, uma sintonia perfeita.

Pandora está muito mais próxima da sonda Cassini que Titã, que é quase três vezes mais longe. Mesmo assim, a diferença de tamanhos é grande. Titã tem 5150 quilômetros de diâmetro enquanto Pandora tem 81 quilômetros de diâmetro. Dessa forma, Titã aparece majestosa na imagem, enquanto Pandora parece quase um acento gráfico.

A imagem foi tirada em 4 de julho pela câmera acoplada a sonda Cassini com luz verde visível. A vista foi adquirida a uma distância de 1,9 milhões de quilômetros de Titã. Pandora está a 698.000 quilômetros de distância da sonda.

pia18335-1041

No dia 29 de setembro, a Nasa liberou uma imagem fantástica de Saturno e Titã. Apesar das diferenças, a aparência nebulosa é uma característica comum – além da arte que conseguir fazer faltar fôlego em qualquer pessoa que veja a imagem.

Saturno e Titã têm atmosferas espessas e estão cobertos de nuvens, mas as diferenças são bem mais significativas que isso. Saturno é um gigante gasoso sem superfície sólida, com uma atmosfera que contém hidrogênio e hélio, além de nuvens com amônia; Titã tem seu corpo gelado e sólido coberto por sua atmosfera, composto de nitrogênio com nuvens de metano.

A imagem foi obtida pela câmera da sonda Cassini a uma distância de 2,2 milhões de quilômetros de Saturno. A foto foi tirada em 22 de maio de 2015 com luz verde visível.

pia18334-1041

No dia 22 de setembro, Prometheus e Pandora mal apareceram na imagem divulgada pela Nasa: uma visão incrível dos anéis de Saturno.

Prometheus e Pandora orbitam o anel F de Saturno. Suas interações gravitacionais ajudam a moldar esse anel. O fato de estarem próximos significa que eles encontram-se na mesma linha de visão tornando difíceis de detectar.

Para ajudar: Prometheus é a lua mais a esquerda do plano do anel, mais ou menos no centro da imagem. Pandora é a lua da direita.

A imagem foi feita em 6 de maio de 2015 com câmeras da sonda Cassini. A vista foi obtida a uma distância de 1,6 milhões de quilômetros de Prometheus.

A sonda Cassini é um projeto cooperativo entre a Nasa e a Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Espacial Italiana. Para saber mais, clique aqui, aqui e aqui.