Um homem indiano pode ser a primeira pessoa na história morta por um meteorito. Identificado apenas como Kamaraj – um motorista de ônibus – foi morto no sábado, na Faculdade de Engenharia Bharathidasan perto da cidade de Natrampalli no distrito de Vellore, no sul da Índia.

A causa da morte foi uma explosão, que também feriu outras três pessoas e danificou janelas que estavam próximas ao local. Inicialmente, se pensou em ser uma explosão de uma bomba, porém os especialistas forenses não encontraram resquícios de substâncias explosivas no local.

A pedra encontrada no local do impacto, que deixou uma cratera de 1,2 metros de profundidade no solo, está atualmente sendo analisada pelos cientistas. A explosão ocorreu na manhã de sábado, com o motorista Kamaraj sendo declarado morto quando levado para o hospital. Não está claro se ele foi morto pelo impacto inicial, ou pela explosão resultante.

cats

Cratera formada devido ao impacto de meteoro em Nattrampalli, Vellore.

Nunca houve uma fatalidade humana registrada a partir de um meteoro. A única fatalidade suspeita anterior era um cão no Egito em 1911, que supostamente foi vaporizado por um meteorito marciano chamado Nakhla. Como não foram encontrados restos do cão, o relatório continua sendo anedótica.

Já houve registros de pessoas feridas por conta de meteoros, porém não mortas. O caso mais notório foi de Ann Elizabeth Hodges em 1954. A mulher, de 34 anos na época, foi atingida enquanto dormia no sofá quando uma meteorito caiu através do seu telhado de sua casa, em Sylacauga, Alabama, ferindo um lado do seu corpo. Um fato mais recente, em fevereiro de 2013, o meteoro Chelyabinsk feriu centenas de pessoas na Rússia quando explodiu ainda no céu.

Alguns cientistas permanecem céticos sobre esta morte relatada de um meteorito. No entanto, o professor do Instituto Indiano de Astrofísica (IIA) Dipankar Banerjee  pensa na possibilidade do desastre ter ocorrido pela queda de um nano satélite, e não de uma rocha espacial, que causou o evento. 

Fonte: The New Indian Express