y3logo

Desde os primórdios da civilização, o céu coberto de estrelas exerceu fascínio sobre a humanidade. As constelações, eclipses, o movimento dos planetas e tantos outros fenômenos astronômicos constituíram um mistério por séculos até que, aos poucos, a ciência começou a desvenda-lo.

O projeto Ciência e Astronomia, criado em 2008 pelo estudante de Engenharia Química Cristian Westphal, traz um pouco desse universo de descobertas acerca do cosmos para a Internet. Com o objetivo de divulgar, compartilhar e promover informações e novidades dos diversos campos da ciência e da astronomia, bem como incentivar o interesse e estudo destas áreas no Brasil, o projeto soma cerca de 146 mil curtidores no Facebook.

A página do projeto na rede social já possui um alcance de mais de 1 milhão de pessoas por mês e é uma das que mais cresce nesse segmento. Promovendo um conteúdo educativo e científico, o Ciência e Astronomia divulga notícias, artigos, links e curiosidades para um público majoritariamente jovem.

Além da página no Facebook, o projeto conta com um canal no Youtube, onde são feitas transmissões ao vivo de eventos astronômicos. As transmissões acontecem todos os sábados, sempre às 20:00 (horário de Brasília), geralmente com a presença de convidados falando sobre ciência. O canal reúne mais de 25.6 mil inscritos e publica vídeos novos todas as quartas.

O projeto se estende também para o mundo offline, levando conhecimento e informação para estudantes e o público em geral: em Porto Alegre e Região Metropolitana são realizadas palestras voltadas para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Já foram alcançados mais de 3.5 mil alunos e a meta é ampliar cada vez mais o número de estudantes alcançados.

11992540_1037135499630443_1129143003_n

Além das palestras, o projeto promove observações gratuitas em escolas e praças públicas de acontecimentos astronômicos, como eclipses, chuva de meteoros e ocultações de planetas. Cerca de 7 mil pessoas já participaram desses eventos, que visam popularizar cada vez mais o conhecimento e interesse em astronomia e ciência.