A NASA lançou em seu site pôsteres incentivando os internautas a serem exploradores de Marte. Futuramente, a agência espacial quer levar uma missão tripulada com uma equipe de astronautas que vai colonizar o planeta vermelho e terem uma ‘vida normal’. Será possível plantar, fazer construções, estudar a forma do planeta, ser um verdadeiro explorador de um mundo desconhecido.

A NASA já fez descobertas incríveis sobre Marte. A que mais se destaca, com certeza, é a de possível presença de água em estado líquido no planeta. Pelo menos na Terra, a água é fundamental por representar a existência de vida. Mesmo com a incerteza sobre ter ou não água tanto no passado como no presente, é sempre desafiador nos perguntar que tipo de vida poderia estar vivendo por lá – ou que tipo de vida já pode existir.

Para tentar elucidar essa questão, tanto de busca por vestígios de vida quanto estudos sobre a adaptação da vida animal e vegetal terrestre, a NASA iniciou o Programa de Exploração de Marte com várias estratégias para procurar vida no planeta vermelho.

Sabemos que há 3500 milhões de anos atrás, Terra e Marte eram bem parecidos. Evidências atuais sugerem que Marte pode ter sido mais quente e úmido do que é agora; durante esse mesmo período, a vida terrestre já se mostrava bastante promissora. Esses fatos fazem os cientistas se perguntarem: será que Marte já apresentava tais condições há muito tempo? Muito antes da Terra? E se apresentava, houve vida? E se houve vida, o que aconteceu com ela?

Nos dias atuais, temos o rover Curiosity, que nos envia dados e imagens do planeta. Seu trabalho é uma captação de dados importante e com resultados interessantes. Além disso, as imagens estonteantes das paisagens de Marte costumam levar a imaginação de cientistas e demais pessoas a pensar no que poderia estar vivendo entre as montanhas, debaixo do solo, entre as pedras: essas perguntas os exploradores de Marte serão capazes de responder. A colonização ainda é um projeto futuro, daqui há alguns muitos (ou não) anos, mas, o recado já está dado: Marte espera por você!

P04-Surveyors-Wanted-NASA-Recruitment-Poster

Procuram-se sobreviventes

P03-Farmers-Wanted-NASA-Recruitment-Poster

Procura-se fazendeiros

P02-Work-The-Night-Shift-NASA-Recruitment-Poster

Trabalhos na lua de Marte: quem se habilita?

P01-Explorers-Wanted-NASA-Recruitment-Poster

Procura-se exploradores de Marte

P07-Some-User-Assembly-Required-NASA-Recruitment-Poster

Claro, técnicos são muito bem vindos

 

Baixe todas as imagens em alta resolução para impressão clicando aqui