Se prepare, pois no dia 30 de maio, Marte irá fazer a sua maior aproximação com a Terra desde 2005. Ao contrário do que dizem alguns hoaxes que andam sendo espalhados pela internet, este fenômeno não irá fazer o planeta Marte ficar do tamanho da Lua, ou visivelmente maior a olho nu, mas ainda assim será um evento interessante.

O planeta Terra, como você deve saber, orbita o Sol a uma distância de 149,6 milhões de quilômetros, uma vez a cada 365,3 dias. Marte, fica a uma distância de 227,9 milhões de quilômetros e leva 687 dias para orbitar o Sol.

Este mês, a Terra começará a ultrapassar Marte no mesmo lado do Sol, e, assim, os dois planetas estarão em seu ponto mais próximo de si em suas órbitas. Este fenômeno é conhecido como oposição, quando Marte, a Terra e o Sol estão todos em uma linha, nessa ordem.

Marte, no seu ponto mais distante, fica a uma distância de 401 milhões de quilômetros. No dia 30 de maio, Marte estará à 75,3 milhões de quilômetros.

Embora este é muito perto, pode estar mais perto, como em 2005 . E em agosto 2003 , Marte tinha apenas 55,76 milhões km (34,65 milhões de milhas), sua aproximação máxima para 60.000 anos. Não será até o ano de 2287 que Marte vem tão perto novamente.

Mars approach

NASA / JPL-Caltech

Embora seja muito interessante para astrônomos amadores e astrofotógrafos, estas aproximações também servem para um propósito útil quando se trata de viagens espaciais. Para se fazer uma viagem rumo à Marte, os cientistas calculam em fazer os lançamentos próximos a aproximação de Marte, que ocorre a cada 26 meses, para minimizar o tempo de viagem necessário para chegar ao planeta vermelho.

Em março deste ano, por exemplo, a Europa e a Rússia lançaram a primeira parte de sua ambiciosa missão ExoMars. Em 2018, entretanto, durante a próxima aproximação, SpaceX está planejando lançar a sua primeira nave espacial à Marte .

Como mencionado no início deste texto, a aproximação de Marte, muitas vezes traz antigos hoaxes da internet, onde as pessoas afirmam que ele será tão grande como a Lua no céu. Não se deixe enganar; Marte continuará sendo um pequeno e brilhante ponto vermelho.

Nós do Projeto Ciência e Astronomia, estaremos fazendo a transmissão da aproximação de Marte no dia 30 de maio, a partir das 22h (Horário de Brasília), no qual você poderá acompanhar pelo streaming abaixo: