O trânsito de Mercúrio é o nome dado à passagem do planeta Mercúrio entre o Sol e a Terra. No fenômeno, Mercúrio é visto como um pequeno ponto escuro movendo-se pelo disco solar.

O trânsito de mercúrio será visível na América do Sul, no leste da América do Norte e na Europa Ocidental; trânsito parcial em todo resto do mundo exceto Austrália e Ásia Oriental.

Vale lembrar que a observação segura do evento astronômico do trânsito de mercúrio (e qualquer observação para o sol) requer muitos cuidados para não lhe causar danos aos seus olhos.

Mapa de visibilidade do Trânsito de Mercúrio.

Mapa de visibilidade do Trânsito de Mercúrio.

A observação com o uso de binóculos ou telescópio requere uma proteção especial (uma espécie de uma película, um filtro solar para o equipamento, que reduz a quantidade luz que será enviada para a ocular, tornando segura a observação). 

No dia 09/05/2016, a partir das 09:00 (Horário de Brasília) será possível, com o auxílio de um telescópio (devidamente preparado para a observação solar) conseguir observar o planeta mercúrio passando pela cora solar.

O ultimo trânsito observado integralmente do Brasil foi em 7/11/1960 e o próximo trânsito a observar integralmente do Brasil será em 11/11/2019.

Nós do Projeto Ciência e Astronomia, estaremos fazendo a cobertura ao vivo com imagens diretas de telescópios a partir das 10:00 (Horário de Brasília), mostrando e comentando sobre o fenômeno e outros assuntos astronômicos, no qual você pode acompanhar pelo player abaixo, ou pelo nosso canal do Youtube.