Um recurso que muitos usuários do Facebook estavam pedindo a tempos será adicionado à plataforma – um botão para que as pessoas possam mostrar que não gostaram de algum conteúdo, ou na gíria da internet, o botão “dislike”. O Facebook revelou que eles estão trabalhando com o desenvolvimento do botão.

Em uma reunião ontem na sede do Facebook na Califórnia, o CEO Mark Zuckerberg disse que eles estavam desenvolvendo um botão para que as pessoas possam mostrar empatia em seus posts. Por exemplo, se alguém anuncia a morte de um parente, ou mensagens sobre um evento sombrio, você pode clicar neste botão para mostrar simpatia, ao invés de “curtir” e, talvez, parecer insincero ou insensível.

“Nem todos os momentos da nossa vida são bons, certo?”, Disse Zuckerberg no evento. “E se você está compartilhando algo que é triste, que se trata de algum evento atual, como a crise de refugiados que você cita na rede social ou se um membro da família vem a falecer, então seus amigos podem não se sentir confortáveis para que curtam sua publicação. Entretanto, seus amigos e as pessoas querem ser capazes de expressar que eles entendem e que eles se relacionam com você”.

Você pode acompanhar abaixo no vídeo uma parte da sessão ocorrida na sede do Facebook, onde Zuckerberg fala um pouco mais sobre o botão “dislike”.

O Facebook ainda não anunciou como o botão será chamado ou qual símbolo será incrementado a ele, mas como de praxe, é pouco provável que se tenha um design de um botão “não gostar” com um ícone de polegar para baixo, como se é muitas vezes apontado.

Também não se tem ainda uma data de lançamento para o novo recurso, que Zuckerberg disse que está trabalhando há algum tempo. Porém ele acrescentou que foi “surpreendentemente complicado” para fazer o recurso aparentemente fácil, sem dúvida, devido aos vários algoritmos que o Facebook usa para classificar as mensagens que podem ser alterados.