A empresa de materiais de construção Tarmac desenvolveu um novo tipo de concreto que é capaz de absorver até 4.000 litros (1057 galões de água) em apenas um minuto. Em média, um metro quadrado desta nova superfície na estrada, chamado de “TOPMIX Permeável”, pode drenar aproximadamente 600 litros (159 galões) em um minuto.

Em um comunicado, a empresa Tarmac relatou que: “O concreto de alta tecnologia funciona por ter uma camada permeável na superfície mais externa, permitindo assim que a água seja drenada através de uma matriz de grandes ramificações e, em seguida, para baixo em uma base solta de escombros colocados abaixo do concreto.”

A água é então alimentada em um sistema de drenagem que está ligada com reservatórios de água subterrâneas. Assim, a água que desaparece rapidamente da superfície e é alimentada de volta para o sistema de irrigação da cidade.

 1450673194480751530

Este avanço na área do concreto permeável é um grande passo quando se trata na forma que lidamos com os problemas causados pelas inundações em cidades. De acordo com a Tarmac, dois terços das casas danificadas em 2007 causados por inundações no Reino Unido, foram devido as falhas nos sistemas de drenagem, construídos de forma inadequada, não sustentando a quantidade de volume de chuva daquela enchente.

As recentes inundações na Carolina do Norte realçam ainda mais a necessidade do avanço na gestão da água e na tecnologia de drenagem. Como mostrado no vídeo abaixo pela TechInsider, a nova forma de drenagem é impressionante:

Via: Tarmac