Qualquer pessoa familiarizada com o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias” vai saber sobre o peixe Babel, a criatura fictícia que permite que estrangeiros de todas as raças possam se comunicar no mesmo idioma.

Uma empresa afirma ter feito algo equivalente. Conhecido como “piloto” e desenvolvido pela empresa Waverly Labs, a tecnologia aparentemente pode traduzir certas línguas faladas em linguagem do ouvinte de escolha, essencialmente deixando conversas com pessoas em outro idioma. Toda a tecnologia está contida em um aplicativo, embora você e o seu amigo estrangeiro devem usar o fone de ouvido para se comunicar.

“Está nova tecnologia inteligente foi projetada para ser um acessório a fim de quebrar barreiras linguísticas”, conforme enunciado no site da empresa.”A ficção científica tem dados muitos nomes, mas nós o chamamos de ‘piloto’.”

Agora, nesta fase, não sabemos o quão legítimo é o dispositivo. No momento, eles só divulgaram um pequeno vídeo conceito, no qual você pode assistir abaixo. Entramos em contato com a empresa para mais esclarecimentos sobre a forma como ele funciona.

O que sabemos até agora é que o dispositivo irá custar entre 249 e 299 dólares, embora que ele estará disponível para uma pré-encomenda como parte de uma campanha de crowdfunding Indiegogo no dia 25 de maio a um preço reduzido de 129 a 149 dólares. O aplicativo é programado para ser lançado no verão deste ano, com o fone de ouvido lançado na Primavera de 2017.

“Piloto”, disponível em três cores, será capaz de traduzir entre pelo menos quatro línguas em sua primeira versão (Inglês, Francês, Espanhol e Italiano), embora existam planos para adicionar mais idiomas no futuro. Um aplicativo é usado para alternar entre os idiomas.

O que não sabemos é como ele realmente funciona. Claro, serviços como o Google Translate – o que pode traduzir o texto – já existem. Mas traduções de voz são um pouco mais difíceis, com o Microsoft Skype Tradutor sendo possivelmente a versão mais sofisticada atualmente.

Existem planos para mais línguas serem adicionados no futuro. Waverly Labs

                                         Existem planos para mais línguas serem adicionados no futuro. Waverly Labs

Mesmo assim, o aplicativo não será totalmente preciso. Então o quão bom piloto é, e se ele funciona, continua a ser uma incógnita. Tudo o que a empresa divulgou é que ele usa “tecnologia de tradução.”

“As futuras gerações do fone de ouvido serão atualizadas para ouvir tudo o que acontece ao seu redor, não apenas a pessoa que você está falando.” A tecnologia também pode ser usada exclusivamente por meio do aplicativo de smartphone, sem precisar estar conectado a internet.

Então, ele realmente faz o que diz? Quem sabe, mas a empresa diz que em breve irá revelar mais detalhes em um vídeo. Até lá, nós vamos ter que se contentar com outras tecnologias da vida real.