No dia 27 de Março de 2015, o astronauta da NASA Scott Kelly e o cosmonauta russo Mikhail Kornienko iniciaram sua missão de um ano, fazendo experimentos na Estação Espacial Internacional (ISS). Agora, quase um ano depois, eles estão se preparando para voltar à Terra, concluindo a saga de sua missão espacial.

Kelly e Kornienko, junto com o cosmonauta russo Sergey Volkov que esteve na estação por 6 meses, irão desacoplar da ISS às 22:05 (horário de Brasília) na noite do dia 1º de março. Quase três horas depois, às 01:27 (Horário de Brasília), eles irão pousar no Cazaquistão. A missão do astronauta Scotty Ketty na Estação Espacial durou 342 dias.

E você pode acompanhar a transmissão ao vivo (e em português) feito pelo projeto Space Today. A transmissão será dividiva em duas partes. A primeira começando às 22:00 (Horário de Brasília), mostrando o desacoplamento da sonda Soyuz da Estação Espacial e após a segunda transmissão às 01:00 da manhã, mostrando a chegada dos astronautas à Terra. Você pode acompanhar nos players abaixo:

Transmissão pela NASA TV: (Inglês):

Desacoplagem:

Pouso dos astronautas:

Kelly e Kornienko são os primeiros astronautas a ficarem quase um ano em uma missão na ISS, levando em consideração que a média de permanência dos astronautas é de 6 meses.

Um dos objetivos da missão é ver se os seres humanos podem lidar com o voos espaciais de longo tempo, algo que vai ser uma necessidade para viagens de ida e volta para Marte, que podem durar até 3 anos. Em uma recente conferência de imprensa, o astronauta Kelly disse que estava se sentindo ótimo a bordo da ISS, brincando: “Se eu pudesse, ficava aqui por mais um ano”.

Durante a missão, o irmão gêmeo de Kelly chamado Mark Kelly, um ex-astronauta, se manteve aqui na Terra. Os cientistas tem monitorado os dois irmãos para obter dados sobre qual interferência teve o voo espacial de Scott, em comparação com o seu irmão que permaneceu na Terra.