O ato de divulgar sempre esteve relacionado com a noção de publicar e propagar algo com um determinado conjunto de dados e informações. Assim sendo, a divulgação permite a uma sociedade receber uma diversidade de assuntos e publicações científicas, relacionados aos diferentes campos da área do conhecimento, com uma linguagem acessível e didática para aqueles que estão começando a se introduzirem ao assunto ou, ainda, nunca tiveram contato com a ciência.

Todavia, podemos nos perguntar: o quão importante é divulgar a ciência para o público? É realmente é necessário ou seria apenas uma informação a mais, uma curiosidade, um mero complemento à cultura geral? Qualquer uma dessas respostas parece ser a mais adequada, porém os argumentos de apoio mais sólidos à necessidade de difundir amplamente e vigorosamente a ciência pode vir a alcançar e a despertar nossos futuros cientistas através desta mesma disseminação do conhecimento.

É inegável a necessidade pela qual os investigadores façam ciência, buscando respostas e explicações para os novos e antigos enigmas que o universo nos proporcionou e ainda proporciona. E através das diversas formas e abordagens que surgem na internet que demonstram os passos da metodologia científica, desenvolvemos a necessidade de difundir a ciência ao público, conscientizando que cada membro de uma sociedade democrática requer, ao menos, conhecer alguns conceitos científicos básicos antes que haja a possibilidade de criar uma opinião formada e responsável sobre as questões em que a ciência está envolvida.

geração atual é por demasiado dinâmica e recebe um grande número de informações. Absorvemos tudo rapidamente, tendo a internet um papel fundamental na divulgação da ciência neste século, aprimorando a parte da divulgação com o objetivo de trazer o interesse nos jovens pela carreira de pesquisa, além de lecionar e também educar.

Através dos mecanismos de interação que a internet nos oferece, universitários, pesquisadores e pessoas que se interessam pela ciência e a astronomia, iniciam projetos referentes a divulgação tanto da Ciência, como assuntos específicos da Astronomia. 

Na rede social do Facebook, se tem as conhecidas Fan pages, pelas quais são postadas notícias, imagens, que são compartilhadas pelos seguidores e assim difundidas por vários círculos de amigos. No Youtube, interações através de vídeos explicativos de forma interativa com uma linguagem acessível a todos, webcasts, vlogs, transmissões ao vivo de eventos astronômicos, são formas pelas quais existem para que possamos transmitir e compartilhar o conhecimento do qual são adquiridos.

Somente assim poderemos reposicionar o homem em sua busca pelo conhecimento, como também na construção de um mundo melhor e mais novo.