2015 foi o ano das explorações espaciais e a Nasa fez trabalhos intensos e interessantes. O nosso Sistema Solar foi revirado de cabeça para baixo enriquecendo o leque de conhecimentos sobre o nosso lugar no cosmos. Estes são algumas das atividades feitas esse ano envolvendo os planetas do nosso Sistema Solar.

Sistema Solar e além

A Nasa  explorou o nosso sistema e além dele para desvendar vários mistérios e descobrir uma leva de coisas interessantes. Após uma viagem de uma década, a sonda New Horizons alcançou Plutão em 14 de julho e, desde então, não tem parado e nos encantar com belas imagens do planeta anão. No mesmo mês, a sonda completou um sobrevoo histórico tornando a New Horizons a primeira missão a explorar um mundo muito distante da Terra.

crop_p_color2_enhanced_release_small

                                        Plutão, visto da New Horizons

A sonda Dawn fez história em março com Ceres, tornando-se a primeira espaçonave a orbitar um corpo tão celestial.

Em outubro, foi a vez de Cassini fazer um sobrevoo incrível sobre Enceladus, lua de Saturno. Este sobrevoo rendeu na captura de dados sobre a nuvem de spray de gelo vindo do oceano subsuperficial da lua.

n00250071-1041

                                         Enceladus sob a luz de Cassini

O telescópio Kepler confirmou, em julho, o primeiro planeta do mesmo porte da Terra a estar numa zona habitável. A estrela desse planeta também se parece muito com o nosso Sol e ambos estão a uma distância de 1400 anos-luz de nós.

Em abril, o lendário telescópio da Nasa, Hubble, comemorou 25 anos de atividades. Seu substituto, James Webb, será lançado em 2018. O Telescópio Solar SOHO comemorou 20 anos de trabalhos espaciais sobre o Sol e todas as atividades  que impactam os planetas como os ventos solares.

15-066

                Imagem comemorativa dos 25 anos do telescópio Hubble

Em março, as quatro espaçonaves Magnetospheric Multiscale foram lançados e posicionados na órbita da Terra para dar início aos estudos sobre o magnetismo terrestre e a interação com o Sol.

Jornada a Marte

Em 2015, Marte foi um dos focos das atenções das pesquisas. Em setembro, a Nasa anunciou as evidências fornecidas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter  de que água em estado líquido flui intermitentemente no planeta vermelho. O clima de Marte também foi explorado, mostrando que, antigamente, o planeta já foi propício a vida.

pia19916-main_perspective_2

                          Caminhos de água encontrados em Marte

A exploração da superfície do planeta mostrou sinais de uma forma de nitrogênio que fornece uma pista sobre as condições no passado do planeta, mostrando que Marte é um planeta Terra frustrado.

2015 foi um ano incrível. Vamos esperar por um 2016 de tirar o fôlego. E espero poder contar com todos aqui, no Ciência e Astronomia!